terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Estrutura Eletrônica do Hidrogênio

A estrutura atômica do hidrogênio é a mais simples de todos os elementos, sendo este constituído de um próton de carga +1 e de um elétron circundante, obtendo configuração eletrônica 1s1

Representação do modelo atômico icônico proposto por Neils Bohr em 1913. Hidrogênio de uma interpretação visual da tabela periódica de elementos

Em sua estrutura eletrônica o átomo de hidrogênio se assemelha aos metais alcalinos (grupo 1), pois todos possuem um elétron no seu nível mais externo.



 No entanto, enquanto os metais alcalinos têm a tendência de perder um elétron quando reagem, formando íons positivos Y+, o hidrogênio tem maior tendência a compartilhar seu elétron e formar uma ligação covalente. Isso pode ser visto nos exemplos a seguir:

  •  Formação da molécula de água H2O


  • Formação do composto iônico cloreto de sódio Na+ Cl
O átomo de sódio (Na) tem configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s1. Como pode ser observado, o primeiro e o segundo níveis estão completamente preenchidos. No entanto, o terceiro nível só possui um elétron, o que faz esse átomo buscar se estabilizar quando reage, assumindo a configuração eletrônica de um gás nobre, que no caso do sódio o mais próximo é o neônio 1s2 2s2 2p6. Para isso ele tem que perder um elétron do nível mais externo, o que o faz adquirir carga positiva formando o íon sódio Na+. Os átomos de sódio tendem a perder elétrons quando lhes é fornecido energia. Logo, o sódio é um elemento eletropositivo.



O átomo de cloro (Cl) tem configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. Nesse átomo só é necessário ganhar um elétron para se estabilizar e adquirir a configuração eletrônica do gás nobre argônio 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. Assim, o cloro é um elemento eletronegativo.



Ao reagir sódio e cloro, o elétron mais externo do átomo de sódio é transferido para o átomo de cloro, formando os íons sódio Na+ e íons cloreto Cl-. Esse processo é energeticamente favorecido, pois ambos os átomos atingem a configuração de gás nobre. Dessa maneira, facilmente se forma o cloreto de sódio, Na+ Cl-. Essa reação pode ser ilustrada por um diagrama de Lewis, onde os elétrons externos são representados por pontos:


Há também uma semelhança da estrutura eletrônica do átomo de hidrogênio com os halogênios (grupo 17), pois ambos precisam de um elétron para alcançar a estrutura de gás nobre.

 

Os halogênios tendem a adquirir um elétron formando íons negativos X-, como pode ser visto no exemplo dado sobre a formação do composto iônico cloreto de sódio Na+ Cl -.


Alguns aspectos da estrutura eletrônica do hidrogênio também o fazem se parecer com os elementos do grupo 14, pois ambos possuem o nível mais externo semipreenchido.


Diferente dos halogênios que tendem a adquirir um elétron formando íons negativos X-, ao hidrogênio não é comum a formação de íon negativo, embora ele forme hidretos iônicos  Y+H-    com poucos metais altamente eletropositivos (LiH e CaH2).
Existem diversas semelhanças entre hidretos e compostos organometálicos, pois tanto o grupo CH3+ como o H possuem uma valência disponível para formar uma ligação, e isso faz com que o hidreto seja considerado pertencente a uma série de compostos organometálicos como LiH, LiMe e LiEt; Nh3, NMe3 Net3 ou SiH4, CH3SiH3, (CH3)2SiCl2, (CH3)3SiCl e (CH3)4Si.


                                                                    ACESSE O QUIZ:



Referências:
LEE, J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. 5ª ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 1999. p. 122.
Imagens:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Electron_shell_-_no_label
Vídeo:
www.rsc.org/visualelements